Doutorado nos EUA


Dentro do concorrido mercado de trabalho, onde as vagas são cada vez mais concorridas e os currículos mais imponentes, ter um diploma de doutorado acaba sendo um diferencial muitas vezes obrigatório. Mas, se esse diploma foi obtido pela conclusão do curso de doutorado em uma universidade dos Estados Unidos, o sucesso é quase garantido.

Doutorado nos Estados, existem mais de mil instituições de ensino superior que oferecem cursos de doutorado. Ao procurar um curso de Pós-Graduação e Doutorado nos exterior, é importante ter atenção, que dependo do país sua denominação é diferente; nos Estados Unidos, por exemplo, a Pós-Graduação é conhecida como Graduate School, já no Reino Unido, é conhecido como Post Graduate Studies.

O ingresso em algumas instituições que têm mair maior fama pode ser mais complicado, porém todas oferecem excelente infraestrutura e qualidade de ensino, se mostrando como opções viáveis para quem deseja uma boa formação. E, há um dado interessante que pode estimular ainda mais a busca por um curso de Doutorado no Exterior: cerca de 600 mil estudantes das universidades norte americanas são estrangeiros, sendo esses estrangeiros responsáveis pela ocupação de 35% das vagas em pós graduação. Através da análise desses números, é possível concluir tanto que o ingresso para os estrangeiros não é tão complicado, quanto que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, requerendo especializações fora do país.

Após saber da importância de fazer um curso de Doutorado nos Estados Unidos e decidir concorrer a uma vaga, é importante ter em mente alguns dos princiapais pré-requisitos para o ingresso. Tendo o diploma de conclusão da graduação acadêmica em mãos, talvez a próxima questão a vir em mente seja o financeira, como fazer para bancar os custos e de quanto dinheiro vai precisar; nos Estados Unidos, o custo anual começa girando em torno de 4 mil dólares, mas podem ultrapassar 20 mil dólares.

Além da conclusão do curso de graduação e da questão financeira, o candidato ao curso de Doutorado nos Estados Unidos (assim como em qualquer país de língua inglesa) deve passar pelo TOEFL, que é um teste de inglês. No TOEFL será avaliado os conhecimentos do candidato na lingua inglesa que, para alcançar a nota mínima, não deve ter problemas de comunicação, deve dominar praticamente todas estruturas gramaticais, conhecer e usar as expressões idiomáticas, ler livros em inglês, interpretar textos, e encontrar pequenas dificuldades apenas com vocabulário incomum, redigir sobre assuntos gerais com poucos erros e espressar as idéias de forma clara e rapida.