Doutores da Alegria


Doutores da Alegria, é o nome de uma organização sem fins lucrativos, criada pelo ator e palhaço Wellington Nogueira. A organização é formada por um grupo de palhaços que visitam hospitais com o intuito de alegrar e amenizar a tristeza de crianças que estão internadas.

A ideia surgiu quando Wellington Nogueira se inspirou no palhaço americano Michael Christien, que em 1986, foi se apresentar em um hospital e pediu para fazer um número para as crianças hospitalizadas que não puderam assistir a apresentação, após vistar as crianças Michael Christien percebeu que eram elas que mais precisavam rir e se alegrar, assim resolveu criar a Clowncar Unit, que é um grupo de palhaços que visita crianças hospitalizadas. Wellington Nogueira fez parte desse time durante quatro anos, e decidiu criar algo parecido no Brasil, criando em setembro de 1991, a organização Doutores da Alegria.

Doutores da Alegria são palhaços vestidos com jalecos que fazem cerca de 75 mil visitas por ano a crianças hospitalizadas em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A organização vive de patrocínios, associações e doações.

A organização já foi premiada inúmeras vezes pelo seu trabalho, já receberam o Prêmio USP de Direitos Humanos, Prêmio Criança, da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, e vários outros. Além de terem sido indicados duas vezes como as melhores práticas globais pela ONU.

Junto com o fundador Wellington Nogueira interpretando o Dr. Zinho, há cerca de 60 artistas que se apresentam para crianças, familiares das crianças hospitalizadas e funcionários do hospital. Promovendo alegria e descontração para quem está em um momento pouco agradável da vida, que é estar internado e lidar com doenças e tristeza o tempo todo.

A fundação trabalha também em formar novos Doutores da Alegria, há um núcleo que forma gratuitamente jovens de 17 a 23 anos, em novos atores e palhaços. O Programa de Formação em Palhaço para Jovens, é realizado desde 2004 na cidade de São Paulo, e para ter acesso ao programa é necessário ter concluído ou estar cursando o ensino médio e ter um renda de até 3 salários mínimos.
 
Patch Adams
 
Em 2005, foi lançado por Mara Mourão o documentário Doutores da Alegria, que mostra o dia a dia da trupe de doutores palhaços, e como nasceu a fundação. O documentário é narrado pelo próprio fundador, Wellington Nogueira e conta com depoimentos de profissionais da área de saúde, familiares de pacientes e dos palhaços-doutores.

O filme/documentário foi escolhido o melhor filme do 3 Festival de Cinema Brasileiro de Nova York e do Festival de Gramado em 2005. Ainda falando em filme, tem o popular filme estrelado por Robin Williams, Patch Adams - O amor é contagioso, de 1998, que é baseado na história do médico americano Hunter Patch Adams, que é conhecido por tratar seus pacientes de forma íntima, brincando e levando humor principalmente.

A organização Doutores da Alegria é a única instituição do gênero que possui seu próprio Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, e é com a ajuda das pesquisas realizadas que os profissionais recebem treinamento específico para efetuar o trabalho com eficácia.